Habit Tracker: Rastrear hábitos pode aumentar a segurança do trabalho da sua equipe.

O QUE É UM HABIT TRACKER?

O habit tracker ou rastreador de hábitos é uma ferramenta para controle de hábitos. Geralmente não percebemos a frequência de diversas coisas que fazemos até que a colocamos de uma maneira visual. O rastreador de hábitos, por dar uma visão de vários hábitos ou rotinas juntos, é perfeito para nos mostrar como eles se correlacionam e influenciam de acordo com a frequência de cada um marcada na tabela. É basicamente transformar seus hábitos em dados de uma maneira criativa e visual, e interpretar esses dados a seu favor.

No livro O Poder do Hábito o autor Charles Duhigg fala dos chamados “hábitos mestres”, capazes de desencadear uma série de reações no modo da pessoa organizar sua própria vida. Um bom exemplo de um hábito mestre é o exercício físico.

“Quando as pessoas começam a se exercitar regularmente, começam a mudar outros comportamentos que não estão relacionados à atividade física. Passam a comer melhor e a levantar da cama mais cedo. Fumam menos e se tornam mais pacientes. (…) Não está completamente claro porque isso ocorre, mas está provado que exercício é um hábito mestre, que propaga mudanças em todos os aspectos da vida.”

Sem uma ferramenta que possa mensurar os hábitos e rotinas, a gente pode não entender e perceber esses hábitos mestres influenciando outros. Mas para muito além disso, você pode incluir no rastreador de hábitos desde o monitoramento do clima e temperatura de cada dia, até remédios, ciclo menstrual, sensações físicas (como dores de cabeça, apetite, dificuldade de dormir…), comportamentos (passar muito tempo na internet, dormir poucas horas…) e níveis de humor e ansiedade. Você conseguirá monitorar e correlacionar suas sensações físicas e emocionais com o clima, remédios e hábitos.

COMO FUNCIONA O RASTREADOR DE HÁBITOS?

Hábitos que precisam apenas ser marcados quando realizados (tomar medicamento, caminhar…), podem se utilizar de um quadrado preenchido ou um tique. Rotinas com níveis variados a serem controlados e monitorados, como humor e clima, podem ser preenchidos com desenhos ou cores definidas para cada nível (e para isso você pode fazer uma legenda indicando qual cor se refere a cada nível).

O objetivo desse layout é acompanhar seus hábitos e como se sente fisicamente e mentalmente, poder enxergar padrões, começar a fazer conexões e poder fazer ajustes e decisões conscientemente. Entender o que você sente e porque sente é uma forma de se conhecer melhor e se cuidar melhor.

rastreador 2

RASTREANDO HÁBITOS SOBRE SEGURANÇA DO TRABALHO.

Você pode rastrear os seus hábitos pessoais ou de sua equipe com relação à Segurança do Trabalho da atividade funcional. O rastreador pode ser diário, semanal, ou pode-se estabelecer períodos que atendam às demandas da sua equipe. Seguem algumas sugestões de pontos que podem ser rastreados:

  1. Utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  2. Treinamento  sobre Segurança do Trabalho;
  3. Ocorrência sobre acidentes;
  4. Equipe engajada com a Segurança do Trabalho;
  5. Pausas para descanso;
  6. Humor da equipe;
  7. Vistoria mensal sobre áreas de risco;
  8. Validade do extintor de incêndio;
  9. Reuniões mensais para discussão sobre Segurança do Trabalho;
  10. Reuniões da CIPA.

APLICATIVOS QUE PODEM TE AJUDAR A RASTREAR HÁBITOS

Elencamos abaixo, alguns aplicativos que podem te ajudar nesta missão de rastrear hábitos:

  1.  LOOP (android)
  2. 21 Dias (android)
  3. Momentum (Chrome)
  4. 30/30 (iOS)
  5. Forest”: stay focused, be present
  6. StickK
  7. Habit RPG (iOS, Android, Chrome)
  8. Habit Clock (iOS)

PEÇA-NOS UM MODELO DE HABIT TRACKER

Caso tenha se interessado nesta prática de rastrear hábitos, peça-nos um modelo de rastreador e lhe enviaremos gratuitamente através do e-mail [email protected]

Vamos adotar esta prática!

Ruy Euribio da Silva

Diretor da Conserto Consultoria.